Tratamento Internet

Tratamentos > Tratamento Internet

A American Society of Addiction Medicine definiu vícios comportamentais como um comportamento que causa uma mudança no cérebro que produz o ciclo viciante observado na adicção à substância. Torna-se uma "busca patológica de recompensas". O comportamento comum associado a estes são excessos: compras, uso da internet, jogos, pornografia, cirurgia plástica, exercício, sexo, limpeza, co-dependência e muitos outros que um indivíduo pode desenvolver.

A dependência da internet é um distúrbio comportamental que leva o indivíduo a passar para segundo plano todas as suas responsabilidades pessoais, familiares, sociais e profissionais.

Alguns dos sinais mais comuns da dependência de internet:

  • Preocupação constante em estar “on-line”;
  • Mentir sobre o tempo passado na Internet;
  • Mentir sobre o tipo de conteúdos visualizados;
  • Dores musculares e na coluna;
  • Aumento de peso;
  • Perda de sono (como consequência da estimulação psicológica e isolamento social);
  • Isolamento, perda de hábitos de socialização e de higiene pessoal.

Os indivíduos dependentes da internet tendem a utilizá-la para compensar e aliviar a tensão e a depressão, preferindo o prazer temporário obtido através de relações virtuais a relações emocionais mais significativas, que muitas vezes se sentem incapazes de alcançar.

No tratamento da dependência da internet não nos concentramos no comportamento do indivíduo, mas nós concentramo-nos em quebrar o ciclo do ritual, mudar o comportamento e depois remover a culpa, vergonha e desespero.

Os indivíduos com esta doença podem se recuperar e reaprender a viver de uma forma serena, calma, equilibrada no presente.

A abordagem terapêutica para este tipo de dependência é efectuada através do modelo terapêutico Change & Grow aplicado nas mais diversas formas de terapia individual e grupal. É vital para o sucesso do tratamento, o indivíduo aceitar a doença, libertar o passado, definir objectivos para o futuro assim como desenvolver estratégias de copying de prevenção á recaída. A duração deste processo terapêutico, em regime de internamento, desenvolve-se entre um período aproximado de 90 dias até aos 150 dias. Após o tratamento é sugerido a frequência regular nos grupos terapêuticos mensais de After-Care.

Informações Complementares:

Literatura:

Utilizamos cookies para garantir que o nosso site funcione da maneira mais tranquila possível e para analisar o tráfego da web. Se você continuar a usar o site, concorda com nossa Política de Cookies.
OK
Saiba aqui X