GHB - A Droga da Violação
O GHB (Ácido Gama-Hidroxibutírico), também conhecido por Ecstasy líquido, Easy Lay, Scoop, Somatomax, etc., que se encontra com maior facilidade em bares, festas e discotecas, é uma droga que afeta o coração, os pulmões, o sistema nervoso e pode, inclusive, colocar o consumidor em risco de vida!
Para além do seu efeito afrodisíaco, de desinibição, de aumento da sensualidade e de propiciar uma maior sensibilidade ao toque, uma outra característica distintiva do GHB é a amnésia que esta substância provoca e que pode “apagar” grande parte das memórias relativas às ações e aos comportamentos tidos sob o efeito da referida droga.
Para além do anteriormente referido, o GHB pode também provocar a diminuição da frequência cardíaca e respiratória, o aumento da sonolência, uma pequena ou nula depressão do sistema reticular ativo, um efeito anestésico, essencialmente hipnótico, e alguma descoordenação motora… podendo quando consumida de uma forma excessiva - overdose - provocar a morte.
O GHB foi apelidado de “droga da violação” pelo facto desta substância, devido aos efeitos suprerreferidos, ter vindo a ser considerada como auxiliadora de abusos sexuais e violações, pela sua ação sedativa, ao deixar as vítimas com total incapacidade de perceberem o que se está a passar e, consequentemente, de se defenderem, uma vez que severifica uma certa paralisia física e mental.
O GHB, cujo efeito surge cerca de vinte minutos após a sua ingestão e pode durar até seis horas, pode ser encontrado sob a forma líquida ou em pó, não apresentando qualquer cheiro ou cor, o que lhe permite ser adicionado a bebidas de terceiros, , sem que estes deem conta de tal procedimento, apesar de esta substância deter um ligeiro sabor.
As regras básicas para evitar esta conduta criminosa passam por recusar bebidas de estranhos, não perder de vista o copo pelo qual se está a beber (e muito menos largá-lo), levar e andar sempre com companhia nas saídas noturnas e não deixar sozinho um amigo/colega em que se notem os sintomas acima mencionados, procurando ajuda ou telefonando para uma linha de apoio permanente.
O GHB é um poderoso depressor do sistema nervoso central, com efeitos idênticos aos do ecstasy, mas com uma ação mais célere e uma potência superior.
Esta substância é rapidamente eliminada pelo organismo, o que dificulta a confirmação do seu uso, pela impossibilidade da sua deteção nas comuns análises de urina.