Tratamento para as Fobias
A autodescoberta é um ponto de extrema importância no processo de tratamento das fobias.
Ela é essencial como ponto de partida para a aprendizagem que permite ao paciente libertar-se, de uma forma autêntica, do seu passado.
Faz toda a diferença para o paciente reconhecer que as fobias são comuns e que não são características de gente doida e que até se podem tratar com alguma facilidade, sendo a base do seu tratamento a transformação dos pensamentos negativos em positivos.
O tratamento para fobias mais usual consiste na terapia cognitivo-comportamental, que revela uma eficácia bastante satisfatória.
A componente cognitiva trabalha na reestruturação dos pensamentos aberrantes, enquanto a comportamental visa a exposição, gradativa, numa envolvente segura e controlada, às conjunturas que originam o medo.
Esta dessensibilização é coadjuvada por exercícios e técnicas de controlo da ansiedade.
Por outro lado, a abordagem psicodinâmica, também muito utilizada neste tipo de tratamento, exerce influência ao nível da compreensão de toda a simbologia associada à doença e respetiva sintomatologia.
No tratamento para as fobias, o paciente vai aprender ainda a controlar a sua respiração, pois uma respiração profunda poderá auxiliá-lo a acalmar-se quando começa a sentir ansiedade, favorecendo também o alívio dos seus sintomas de pânico.
Técnicas de relaxamento e algumas atividades, como o ioga, a meditação e o relaxamento muscular são assaz benéficas para a redução significativa dos indícios dos ataques de pânico.
As fobias, incluídas nas perturbações de ansiedade, são causadoras de grande sofrimento quer para o paciente quer para a sua família, encerrando o sujeito no mundo dos seus medos, que lhe podem virar o quotidiano do avesso.
No tratamento, o paciente tem a possibilidade de recuperar a sua sanidade, a sua serenidade e a sua vida.