Renovação
A renovação pressupõe um plano terapêutico específico e dirigido a cada indivíduo que tenha, no passado, contactado com qualquer tipo de dependência (química, emocional ou comportamental) e que, por alguma razão, necessite de relembrar e reavivar dentro de si os elementos assimilados aquando do seu tratamento.
Destina-se, geralmente, a quem está a atravessar períodos de grande dor e confusão, a quem não se sente (ou não é) amparado, a quem corre o risco de recair ou de não se sentir feliz na sua recuperação.
A assistência de um programa de renovação é suscetível de marcar a diferença na vida de quem está a passar por dificuldades que, muitas vezes, podem parecer maiores do que as que se julga suportar.
Os programas de renovação são, inevitavelmente, flexíveis e organizados de acordo com as necessidades e a disponibilidade de cada paciente.
Os condicionantes e os tempos dos mesmos diferem de uns para outros, bem como a quantidade e a profundidade das questões a abordar e a trabalhar.
Na prática, o desejo de quem faz um destes programas é o de reaprender a viver segundo os parâmetros que anteriormente se experimentou e que conduziam a sentimentos de serenidade e liberdade.
É importante reconhecer quando se precisa de ajuda e procurá-la o quanto antes.
Adicionalmente, um programa de renovação permite a quem o faz apoiar os outros pacientes que ainda se encontram no primeiro estágio de tratamento, estabelecendo-se assim uma simbiose de mudança e crescimento amplamente útil para todos.