Trauma e abuso

Tratamentos > Trauma e abuso

A maneira pela qual uma pessoa vive um evento considerado traumático dita o seu futuro e pode ter consequências na sua saúde mental a longo prazo, na medida em que, a partir de então, a tentativa de o “esconder” na memória influenciará os seus pensamentos, sentimentos e comportamentos futuros, bem como a vivência dos mesmos.

O abuso pode ser definido e categorizado como um trauma físico, emocional, sexual, intelectual ou emocional. Pode ser qualquer um destes ou uma combinação de todos. Estes acontecimentos podem acontecer em qualquer idade, sendo que a dor e o sofrimento a eles associados permanecerão com o indivíduo até que sejam removidos ou aliviados.

Muitas pessoas serão, no entanto, atraídas para comportamentos viciantes como um mecanismo de enfrentamento para lidar com dissociação, pesadelos, flashbacks, depressão, ansiedade, distúrbios do sono e dormência geral, consequências de episódios traumáticos da sua vida.

Existem dois grupos distintos de pessoas que sofreram trauma e abuso: aqueles que apresentam sintomas imediatamente após o trauma (PEA - Perturbação de Stress Agudo) ou aqueles que apenas experienciam sintomas até décadas após o episódio traumático (PEPT - Perturbação de Stress Pós-Traumático).

Por favor, se você ou um ente querido está a sofrer com estes sintomas, entre em contacto connosco.

Utilizamos cookies para garantir que o nosso site funcione da maneira mais tranquila possível e para analisar o tráfego da web. Se você continuar a usar o site, concorda com nossa Política de Cookies.
OK
Saiba aqui X