Internamento para a Dependência do Jogo
O internamento para a dependência do jogo faculta ao paciente:
- Sessões de terapia de grupo – onde relata a sua experiência e (re)colhe as identificações e os ensinamentos dos testemunhos dos colegas de tratamento, para além de mitigar o isolamento a que se votou;
- Sessões de terapia individual – destinadas e reservadas a questões mais específicas e mais íntimas do indivíduo.
O internamento inclui, igualmente, propostas de trabalhos escritos e de leitura que conduzem o indivíduo numa viagem ao seu próprio interior, no sentido de não continuar a procurar fora de si o que só pode obter no seu íntimo.
Apenas não fugindo de si e reencontrando-se é que o indivíduo está habilitado a recuperar-se.
A dependência do jogo tem constatado um aumento significativo nas camadas mais jovens.
O reforço positivo que o dependente recebe através da prática do jogo pode não chegar através dos eventuais ganhos financeiros, advindo antes da atribuição de pontos, o que incrementa a sensibilidade das crianças e dos jovens para o ato de jogar.
Segundo estudos efetuados, é entre os dez e os treze anos de idade que se é mais sensível à publicidade que se refere a jogos e dinheiro, pelo que se trata de um intervalo etário onde se deve apostar na prevenção.
É importante ter bem presente que quanto mais cedo se recorrer ao internamento para a dependência do jogo, mais elevadas são as probabilidades de êxito do tratamento.
Se o processo obsessivo for interrompido atempadamente, as consequências da dependência serão menores e os padrões não se instalarão de forma tão arreigada, sendo mais fácil quebrá-los.
Neste sentido, VillaRamadas está apta a receber pacientes a partir dos 14 anos.
Após o período de internamento para a dependência do jogo, é aconselhável frequentar as sessões de Aftercare de VillaRamadas, com o intuito do fortalecimento pessoal e do evitamento da recaída.
As Reuniões de Jogadores Anónimos são também recomendadas para ultrapassar este tipo de dependência, uma vez que se caracterizam por serem grupos de orientação e apoio a jogadores compulsivos, gratuitos, com resultados bastante positivos.