Tratamento para a Dependência do Jogo

Tratamentos > Vício em jogos de azar > Tratamento para a Dependência do Jogo

As técnicas de tratamento para a dependência do jogo são semelhantes às utilizadas no tratamento de todos os outros tipos de dependências.

O jogo patológico é bastante difícil de tratar (por envolver a vontade, o querer), mas nem por isso se devem poupar esforços e energias no que toca ao seu controlo e tratamento.

É possível viver com a doença “controlada” e ter uma vida normal, desde que o paciente tome plena consciência das consequências de ceder ao forte ímpeto que o leva à ação do jogo, reconheça a sua incapacidade de controlar o impulso de jogar e se disponha a manter-se totalmente abstinente deste vício.

O tratamento para a dependência do jogo visa levar o adicto a parar os pensamentos obsessivos que lhe desencadeiam o comportamento compulsivo.

A sua preocupação com o jogo diminuirá, o planeamento antecipado da próxima jogada deixará de fazer sentido e não terá de engendrar mil e uma maneiras de angariar dinheiro.

As boas intenções ou a boa vontade do sujeito (e daqueles que o rodeiam) não são suficientes para parar o descontrolo do jogo. É necessário recorrer a ajuda especializada, sob pena de se assistir a uma decadência que, a dada altura, aliena a pessoa da sua realidade.

O apoio psicológico é uma das valências mais importantes do tratamento para a dependência do jogo, sendo que no decorrer dos processos terapêuticos o paciente vai interiorizando que terá de manter a abstinência total se pretender manter a sanidade e permanecer no caminho de uma vida plena e feliz.

Utilizamos cookies para garantir que o nosso site funcione da maneira mais tranquila possível e para analisar o tráfego da web. Se você continuar a usar o site, concorda com nossa Política de Cookies.
OK
Saiba aqui X