Tratamento Drogas Legais

Tratamentos > Tratamento Drogas Legais

Esta dependência (adição) é, cada vez mais, uma preocupação séria no campo da saúde pública, uma vez que se verifica muito fácil a sua aquisição, bem como a rapidez da evolução aditiva destas sustâncias. Cada vez são mais poderosas e viciantes as substâncias desenvolvidas em laboratórios ilegais.

O abuso de substâncias, ainda que consideradas legais, modifica o funcionamento do cérebro. A doença da adição, independentemente da droga, pode ser tratada. Nesse sentido, o tratamento para as “drogas legais” é idêntico ao das drogas ilegais, uma vez que os sintomas e consequências negativas nos indivíduos são muito semelhantes.

Só a partir do momento em que os sintomas de abstinência física são ultrapassados é que começa o verdadeiro trabalho relativamente à libertação da dependência psicológica e emocional de drogas.

Os indivíduos com esta doença podem recuperar e (re)aprender a viver de uma forma serena, calma e equilibrada no presente.

A abordagem terapêutica para este tipo de dependência é efetuada através do modelo terapêutico Change & Grow®, aplicado nas mais diversas formas de terapia individual e grupal. É vital para o sucesso do tratamento que o indivíduo aceite a doença, liberte o passado, defina objetivos para o futuro e desenvolva estratégias de coping de prevenção à recaída. A duração deste processo terapêutico, em regime de internamento, desenvolve-se entre um período aproximado de 90 a 150 dias. Após o período de tratamento é sugerida a frequência regular dos grupos terapêuticos mensais de Aftercare.

Informações Complementares:

Literatura:

Utilizamos cookies para garantir que o nosso site funcione da maneira mais tranquila possível e para analisar o tráfego da web. Se você continuar a usar o site, concorda com nossa Política de Cookies.
OK
Saiba aqui X