Tratamento P.O.C.
O indivíduo que apresenta Perturbação Obsessivo-Compulsiva (POC) vive num mundo de ideias e comportamentos que, mesmo parecendo estranhos, diferentes, absurdos e/ou ridículos tanto para si próprio como para os que o rodeiam, são, mesmo assim, incontroláveis, repetitivos e persistentes.
É também completamente dominado por pensamentos desagradáveis, que podem ter conteúdo sexual, trágico ou outros. O indivíduo não consegue afastar da sua mente os pensamentos compulsivos e obsessivos negativos que, ainda assim, são por vezes aliviados temporariamente através de determinados comportamentos (rituais) geralmente repetitivos, como por exemplo a lavagem repetida das mãos, tomar vários banhos ou conferir repetidamente se uma torneira está ou não aberta ou se a porta de casa ou do carro está bem fechada.
Os indivíduos com esta doença podem recuperar e (re)aprender a viver de uma forma serena, calma e equilibrada no presente.
A abordagem terapêutica para este tipo de dependência é efetuada através do modelo terapêutico Change & Grow® aplicado nas mais diversas formas de terapia individual e grupal. É vital para o sucesso do tratamento que o indivíduo aceite a doença, liberte o passado, defina objetivos para o futuro e desenvolva estratégias de coping de prevenção à recaída. A duração deste processo terapêutico, em regime de internamento, desenvolve-se entre um período aproximado de 90 a 150 dias. Após o tratamento, é sugerida a frequência regular dos grupos terapêuticos mensais de Aftercare.
Informações Complementares:
- Transtorno Obsessivo-Compulsivo
- Tratamento do Transtorno Obsessivo-Compulsivo
- Internamento para o Transtorno Obsessivo-Compulsivo