Tratamento Luto

Tratamentos > Tratamento Luto

Um processo de luto pode ser difícil de ultrapassar quando rejeitamos, negamos ou não aceitamos as perdas físicas ou emocionais e os sentimentos gerados por essas perdas. O luto pode, de facto, ser bastante doloroso e mesmo assustador. Do choque da perda e da confusão emocional gerada pela perda, até reencontrar o equilíbrio interno e uma total aceitação, muitas vezes teremos que passar por um "caos". Somente quando aceitamos, em paz interior, a perda conseguiremos voltar a viver no presente.

Existem, porém, algumas situações em que o enlutado, ao sentir dificuldades em resolver uma qualquer fase do seu processo de luto, pode ficar “preso” nela durante vários anos, impedindo-se assim de “resolver” satisfatoriamente o seu processo. Por isso, é fundamental recorrer a ajuda profissional.

Apesar do processo de luto ser, geralmente, considerado como universal, no que diz respeito às suas fases e aos sentimentos vivenciados durante o mesmo, já o mesmo não se pode dizer no que respeita à sua resolução, que difere de pessoa para pessoa, podendo estar diretamente relacionada com a idade, proximidade e ligação (amor) existente entre o enlutado e o elemento perdido e as causas e circunstâncias em que essa perda ocorreu.

No final do tratamento para o processo de luto, o paciente sentirá o interesse pela vida, esperança, gratidão e a capacidade de se adaptar a novos desafios, aceitando a perda e reajustando a sua nova realidade e reaprendendo a viver de uma forma serena, calma e equilibrada no presente.

A abordagem terapêutica para este tipo de dependência é efetuada através do modelo terapêutico Change & Grow® aplicado nas mais diversas formas de terapia individual e grupal. É vital para o sucesso do tratamento que o indivíduo aceite a doença, liberte o passado, defina objetivos para o futuro e desenvolva estratégias de coping de prevenção à recaída. A duração deste processo terapêutico, em regime de internamento, desenvolve-se entre um período aproximado de 90 a 150 dias. Após o tratamento, é sugerida a frequência regular dos grupos terapêuticos mensais de Aftercare.

Informações Complementares:

Utilizamos cookies para garantir que o nosso site funcione da maneira mais tranquila possível e para analisar o tráfego da web. Se você continuar a usar o site, concorda com nossa Política de Cookies.
OK
Saiba aqui X